terça-feira, 11 de junho de 2013

Beba mais água

Todo mundo sabe que para ter uma vida saudável temos que beber ao menos 2 litros de água por dia.  Sempre que fiz dietas (tanto com médicos ou nutricionistas) a recomendação foi de aumentar minha ingestão de água.

O fato é que eu bebia pouca quantidade de água e sempre tive dificuldades de incluir esse hábito no meu dia-a-dia.  Recentemente li um texto (em inglês, aqui) que fala que devemos fazer mudanças aos poucos, uma de cada vez, um novo hábito por mês.  Então, resolvi começar por esse hábito, beber mais água.

Como sou adepta de usar a tecnologia ao meu favor fui em busca de um aplicativo para o smartphone que me ajudasse nessa mudança.  Depois de testar alguns, o eleito é o Water Your Body, disponível para o Android (existem alguns similares para o iOs mas eu não testei).

No app você inclui o seu peso e ele calcula a sua ingestão diária de água (eu não sabia que a necessidade variava em função do peso, mas faz todo o sentido!!).  Ele envia lembretes de hora em hora para você beber água.  Dá para configurar os diversos tipos de recipientes que você vai usar para se hidratar e, a cada vez que você beber, deve informar no aplicativo a quantidade que bebeu.

unnamed

No final do dia você tem um resumo da sua ingestão de água.

unnamed (2)

E tem também um gráfico com a evolução da sua ingestão da água ao longo dos dias.

unnamed (1)

O app é totalmente configurável, dá para escolher as unidades de medida (tanto para o peso quanto para o volume), o tamanho dos recipientes, o som do alerta, os horários de início e fim do seu dia… enfim, são muitas opções.

unnamed (3)

Eu já estou usando há quase 10 dias e o que posso perceber (além de ter que fazer xixi vááááárias vezes ao dia) é que minha pele está mais hidratada e meu intestino está mais regulado.  E isso sem fazer nenhuma alteração na minha dieta, só ingerindo mais água. Outra coisa que percebi é que agora sinto sede quando fico mais de uma hora sem beber água.  Acho que daqui a pouco não precisarei mais do aplicativo para incorporar esse hábito saudável à minha rotina.

Quando eu estiver há 30 dias mantendo essa ingestão diária de água vou incorporar um novo hábito à minha rotina.  Baby steps...

O aplicativo pode ser baixado aqui.