quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Que frio!

Todo mundo só fala nisso, os meios de comunicação registram as menores temperaturas do ano em pleno agosto e a gente tá quase congelando com tanto frio.  Ok, carioca é exagerado e morre de frio mesmo.  Mas a verdade é que não temos estrutura para esse frio.  Meu apartamento é gelado, o que vem a ser uma vantagem durante a maior parte do tempo, mas agora tá brabo!

Essa noite eu acordei sentindo frio.  Eu, que tenho o sono super pesado, fui acordada pelo frio…. brrrrr

Olha como a Luiza tomou café da manhã hoje!

DSC_0094

Ela ainda tava de pijama por baixo do casaco mas já se arrumou pra escola e continua de gorro e luvas esperando a van chegar.

DSC_0095

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Cadeirinha para carro

Em 28 de maio de 2008 o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) tornou obrigatório o uso de sistema de retenção para o transporte de crianças em veículos de passeio.  Só que a resolução publicada nessa data diz assim:

Em 730 dias, após a publicação desta Resolução, os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito fiscalizarão o uso obrigatório do sistema de retenção para o transporte de crianças ou equivalente.

Ou seja, passados os 730 dias todo mundo começou a se descabelar porque “agora vai ser obrigatório usar cadeirinha”, quando na verdade já era desde maio de 2008!! E aí foi um tal de todo mundo correr nas lojas para comprar cadeirinha e as lojas não tinham estoque para atender essa demanda.  “Tem mas acabou!”

Isso fez com que o CONTRAN prorrogasse o prazo para começar a fiscalização para o dia 01/09/2010, ou seja, em menos de 30 dias vai ter blitz em porta de escola, podem apostar!

O que eu acho sobre isso tudo:

  • As pessoas deviam se preocupar com a segurança dos filhos independente das leis.  Sempre defendi o uso de cadeirinha e me preocupei em comprar uma que fosse adequada ao tamanho da Luiza, independente da lei em vigor.
  • Acho super válido isso tornar lei mas vejo falhas na resolução do CONTRAN.  Eles determinam que as mudanças do sistema de retenção devem ser em função da idade da criança, quando na verdade o correto seria ser em função do peso e da altura.  O site da ONG Criança Segura tem um guia maravilhoso que mostra quando a criança deve trocar de sistema de retenção, sempre em função do peso e da altura, nunca em função da idade.
  • Acho um absurdo que a obrigatoriedade não seja também para veículos escolares, alugados ou de transporte autônomo de passageiro! (Veja na resolução o Art.1°, § 3º)
  • Como os órgãos competentes vão aferir a idade da criança?  Vamos ter que andar com a certidão de nascimento de cada criança no carro para provar a idade delas?

Aproveito para compartilhar novamente os videos de uma campanha Nemyslis Zaplatis (algo como "Aqui se faz, aqui se paga") promovida pelo Ministério do Transporte da República Checa.  É tudo simulação, mas bem chocante.  Não deixem de assistir.

http://www.youtube.com/view_play_list?p=93F0B8EE65FB8E0C

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Criança e cachorro

Desconheço a autoria da frase abaixo, mas concordo plenamente com ela!!

Toda criança deveria ter duas coisas: um cão e uma mãe que lhe deixe ter um

20100731_teca

Aproveito para compartilhar aqui a excelente matéria da revista Crescer sobre crianças e animais de estimação (os grifos são meus):

Animais de estimação para as crianças 

Ele alegra, ensina e até cura. Com os cuidados e a escolha certa, crianças e bichos podem ser uma dupla de sucesso. Pesquisa mostra, também, os benefícios durante um tratamento médico

Seu filho surpreendeu este ano ao pedir um animal de estimação como presente de Natal? Saiba que o benefício principal destacado pelas famílias que têm bichos, pelos pediatras e até por estudiosos é o companheirismo, pois o animal provoca diversos estímulos na criança. O bebê exercita a coordenação motora fina ao ter de controlar sua força para acariciar um cachorro, um gato, um coelho. Treina a marcha ao engatinhar ou tentar andar (por vezes, correr) atrás do animal. Olfato, visão e audição são provocados pelos sons, cheiros e movimentos dos bichos.

Um estudo realizado pela Universidade Loyola, em Chicago, mostrou os benefícios dos animais nos hospitais. Os investigadores afirmam que acariciar um cachorro pode ajudar pacientes internados a reduzir pela metade a quantidade de analgésicos que precisam tomar.
Cientistas norte-americanos já haviam revelado também que ter um animal é um ótimo aliado contra o estresse. Os donos dos bichos que participaram do estudo tinham a frequência cardíaca e a pressão arterial significativamente mais baixa se comparados com aqueles que não tinham um animal de estimação.

O mascote, sobretudo o cachorro, faz ainda com que a criança exercite sua autoridade num mundo de "adultos-juízes", que arbitram sobre a vida dela o tempo todo. "Com o animal, ela terá a oportunidade de ser o juiz, mandar e desmandar. Além disso, expõe para a criança o significado de preservação à vida e de limite à dor", diz a pediatra Sandra Oliveira Campos.

Cachorros, gatos, passarinhos, peixes, ratos e até ursos são figuras constantes no universo dos pequenos. Estão no abajur do quarto, no border do papel de parede. São heróis em filmes e em livros infantis. Essa relação é fomentada, criada, incentivada porque, acima de tudo, traz bem-estar. Estudos mostram que o contato com animais ativa áreas do cérebro relacionadas com as emoções. Não é por outro motivo senão a sensação de bem-estar, físico e mental, que terapeutas lançaram mão da terapia com animais para tratar crianças hospitalizadas ou com deficiências mentais. "É um excelente treino para a afetividade", diz Sandra.

As melhores raças para as crianças
O bicho escolhido pelo seu filho foi um cachorro? Escolher nem sempre é fácil. Com mais de 20 anos de experiência em clínica, a veterinária Maria Inês Ferreira nos ajudou a compor uma tabela com as 16 raças mais indicadas para viver com crianças, dentre as 400 disponíveis no Brasil.

Há sempre a necessidade de supervisão de um adulto nas brincadeiras, pois o cão pode ter um desvio de comportamento, dependendo de como elas acontecem. Se a criança o chatear, ele pode ficar agressivo. Quem quiser saber sobre outras raças pode acessar o site http://www.kennelclub.com.br. Confira, nas páginas seguintes, as raças para você escolher aquela que cabe na sua casa. 

fonte: Revista Crescer

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Ainda SMAM 2010

Ainda no clima da SMAM 2010 compartilho aqui o video do Ministério da Saúde para a campanha desse ano.

http://www.youtube.com/watch?v=jlh3yqbUYWk

Achei lindo, e você?

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Comerciais dos anos 80

Outro dia estava passeando pelo Facebook e vi na página de uma amiga o video do comercial da boneca Bolinha de Sabão, que foi um must na minha infância.  Quem não se lembra da musiquinha?

Sentada na calçada de canudo e canequinha
Tchuplec tchuplim
Eu vi uma bonequinha
Tchuplec tchuplim
Fazendo uma bolinha
Tchuplec tchuplim
Bolinha de sabão

Nostalgia pura!!

Nos videos relacionados do Youtube apareciam vários comerciais da mesma época e comecei a me deliciar com eles.  Não resisti e criei uma playlist intitulada “Comerciais Anos 80”.

Divirtam-se e se lembrarem de algum outro comercial dessa época é só falar que eu adiciono.

http://www.youtube.com/view_play_list?p=985D458F89903919

domingo, 8 de agosto de 2010

Dia dos Pais

Para quem ainda não conhece, esse é o Isaias, meu PAI,  também conhecido com O MELHOR PAI DO MUNDO!

DSC_0202

A ele eu desejo exatamente tudo aquilo que ele deseja para mim e meus irmãos: o melhor.

DSC_0273

Pai, te amo!! Espero que todos tenham tido um feliz Dia dos Pais!!

DSC_0236

Obs: Essas fotos fazem parte do ensaio fotográfico da nossa família, que foi o presente de dia dos pais que dei para ele no ano passado. As fotos foram tiradas pela fotógrafa Bianca Wendhausen.

sábado, 7 de agosto de 2010

Eu e a amamentação

Todo mundo sabe aqui que sou defensora ferrenha desse assunto né? Além disso, adorei amamentar, era algo extremamente prazeroso para mim e para a Luiza.  Esse ano tive a oportunidade de ajudar uma mãe (e um bebê) com a amamentação.  Minha cunhada e meu sobrinho Leonardo.

Leonardo nasceu num sábado e, por alguma desorganização do hospital e do pediatra que fez a sala de parto, entrou logo no complemento porque não conseguiu pegar o peito X horas depois do parto.  Daí em diante a coisa foi complicando, ele não conseguia mais mamar no peito e a Débora foi ficando desesperada, com um bebê em casa que só chorava.  Eles chamaram uma enfermeira especializada, foram numa pediatra especializada e nada adiantava.  Na verdade, cada pessoa falava uma coisa.  Uma semana depois, meu irmão, que é médico, voltou ao trabalho e de cara tinha uma plantão de 24 horas pela frente.  Nesse dia eu convenci a Débora a chamar uma consultora de amamentação, a fonoaudióloga Aline Sudo que havia me dado curso de amamentação e que faz atendimento domicilar.

A Aline foi até a casa dela, conseguiu botar o Leonardo para mamar, ensinou a Débora a posicioná-lo para fazer a pega correta e deu um monte de outras recomendações.  Eu fiquei lá junto, meio que dando apoio moral.  Depois que a Aline foi embora, eu tinha que sair para buscar a Luiza na escola e percebi que a minha cunhada ainda estava muito insegura para insistir na amamentação.  Ela me pediu se eu poderia voltar mais tarde para ajudá-la com a pega e eu então me ofereci para dormir lá com ela naquela noite, que seria a primeira noite sem o meu irmão em casa.  Ela fez um charminho básico, recusou mas eu fui mesmo assim.
Passei uma noite com ela, acordando em cada mamada e ajudando.  Minha ajuda: dar apoio moral, mostrar que ela conseguia amamentar, distraí-la um pouco para que ela não ficasse tão preocupada com aquilo.  Foi muito gostoso poder ajudar!  Essa foto é do dia seguinte que eu dormi lá.

leonardo1semana

Depois disso ainda demorou um pouco para a coisa engrenar e ela amamentar com tranquilidade.  Mas ela conseguiu! 

Olha ela amamentando, com o vestido da Via Láctea Moda!

IMG_0397
 Agora a Débora já voltou a trabalhar e mesmo trabalhando muito longe de onde mora, ela tem conseguido deixar leite para ele.  Ele já come algumas frutas, toma alguns suquinhos, mas a alimentação dele ainda é praticamente toda de leite materno.  E olha como ele está uma delícia de bebê, aos 5 meses.
leonardo5meses

Alguém ainda duvida que o leite materno é o melhor alimento que um bebê pode receber?

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

SMAM 2010

De 1 a 7 de agosto estamos comemorando a Semana Mundial de Amamentação (SMAM) cujo tema é “Amamente.  Dê a seu filho o que há de melhor”.

 anunciosmam2010

Geralmente uma figura pública é a garota propaganda da campanha. Já teve Claudia Leitte, Luiza Thomé, Cássia Kiss entre outras.  Esse ano a idéia era chamar a Gisele Bündchen mas parece que ela não topou e aí resolverem usar mulheres desconhecidas, gente como a gente.  Achei bacana a idéia, mostra que não é só gente rica e famosa que consegue amamentar. E gostei muito de ver na foto principal da campanha um bebê “grande”.  Vocês sabem que a recomendação da OMS e da Sociedade Brasileira de Pediatria é amamanter até os 2 anos ou mais, né?  Então nada mais natural do que um bebê maior ilustrar a foto da campanha.  Amamentação não é coisa só de bebê pequeno não!

A peça publicitária que está sendo veiculada nos rádios pode ser ouvida no player abaixo:

Amanhã vou fazer ainda outro post sobre amamentação, aguardem!

Cartão de memória wireless

No ano passado meus pais viajaram para os EUA e trouxeram uma encomenda para mim: um cartão de memória Eye-fi.  Para quem não conhece, é um cartão de memória SD com tecnologia wi-fi embutida.  Ou seja, se você estiver em uma rede wireless ele transfere as fotos para um computador (previamente autorizado) e ainda tem a opção de compartilhar as fotos em serviços online como Picasa, Flickr, Facebook entre outros.  Legal, né?

O cartão que eu comprei foi um Eye-Fi Share de 2GB e custou um pouco menos de US$60.00 na Amazon.  Esse cartão não tem a opção de gravar video mas, como eu comprei para minha Nikon que não tem esse recurso, não me incomodei com isso.

Nesse video do Youtube fizeram uma avaliação do produto, com uma pequena demonstração.

http://www.youtube.com/watch?v=QnCqcqBtNGA

Eu estou muito satisfeita com o produto!  Não habilitei a opção de compartilhar direto no Facebook porque tenho #medo de esquecer alguma foto uó na câmera a ela ir parar no Facebook acidentalmente (kkkk), mas acredito que em uma viagem, ou festa vai ser legal ativar esse serviço.

Para saber mais, acesse os links a seguir:

PS: Vocês viram que tem presentinho para download lá no blog da flavoli.net? É para o Dia dos Pais!! Corre lá para baixar o seu: http://papersonalizada.blogspot.com/2010/07/presente-para-o-dia-dos-pais.html

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Teca e Catita

Fotos fresquinhas, que acabei de tirar.

 DSC_0031 DSC_0034

E para quem tem curiosidade de saber como é a convivência das duas, segue um video que postei no Youtube

http://www.youtube.com/watch?v=h-olGw3oqj4


PS: Vocês viram que tem presentinho para download lá no blog da flavoli.net? É para o Dia dos Pais!! Corre lá para baixar o seu: http://papersonalizada.blogspot.com/2010/07/presente-para-o-dia-dos-pais.html

CinePaterna

Eu estarei lá!!

cinepaterna


PS: Vocês viram que tem presentinho para download lá no blog da flavoli.net? É para o Dia dos Pais!! Corre lá para baixar o seu: http://papersonalizada.blogspot.com/2010/07/presente-para-o-dia-dos-pais.html

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Colar com nome

No final do ano passado a Luiza terminou a Educação Infantil e resolvi presenteá-la com um colar com o nome dela.  Comecei a pesquisar preços e me assustei com o valor nas joalherias mais baratinhas do shopping: acima de mil reais.  Eu não queria comprar uma coisa tão cara para ela pois tinha medo que ela perdesse ou arrebentasse.  Comecei a pesquisar na internet e achei um site super legal que vende colares de prata que podem ser banhados a ouro.

sitecolares

Resolvi encomendar o banhado a ouro (na época custou R$120,00 mas agora está em promoção por R$110,00) e optei pela entrega por Sedex para dar tempo de chegar antes da formatura.

O colar chegou diretinho no prazo especificado e eu fiquei super satisfeita com o produto.  Olha o colar aí no pescoço da Luiza.

Foto_0050

É lógico que eu não podia ficar sem um desses e encomendei também para mim, também folheado a ouro.  Só que dessa vez eles erraram o pedido e me mandaram o colar de prata.  Mandei um email e eles foram super solícitos.  Mandaram outro colar folheado a ouro e, como forma de se redimir pelo erro, não pediram para eu devolver o colar de prata.  Ou seja, fiquei com dois colares, um prateado e um dourado!  \o/

Aí um dia eu vi esse post no blog Just Lia e resolvi imitar.  Encomendei um colar para mim escrito @flavoli, que é o meu endereço do twitter.

colar_twitter00 colar_twitter01

E esse colar faz um sucesso incrível!! Muita gente que já tinha me visto com o outro escrito Flavia veio elogiar esse colar.  Ficou tão bonito que virou até a foto do produto no site da loja!

sitecolares_flavoli

Eu já tava para vir aqui dar essa dica há um tempão, mas sempre me esquecia.  E esse post não é um publieditorial, não estou ganhando nem um centavo com essa propaganda!

PS: Vocês viram que tem presentinho para download lá no blog da flavoli.net? É para o Dia dos Pais!! Corre lá para baixar o seu: http://papersonalizada.blogspot.com/2010/07/presente-para-o-dia-dos-pais.html