sábado, 31 de julho de 2010

Minha adolescência virou flashback

Outro dia estava dirigindo quando começou o programa Naftalina da rádio Transamérica que só toca músicas flashback.  De repente percebi que todas as músicas que tocavam, eram músicas que eu havia dançada na minha adolescência!! Pára tudo!! Como assim essas músicas estavam tocando no programa de flashback??  Flashback para mim são as músicas dos ano 70: Barry White, Gloria Gaynor, Bee Gees entre outros (que por sinal eu adoro!).  Fiz as contas rapidamente e percebi que essas músicas tinham feito sucesso há 20 anos e realmente tinham virado flashback.

Quando foi que eu envelheci e passei a falar:  “Nossa, essa música é da minha época!!”

Enfim, cheguei em casa, desabafei no Twitter e no Facebook e comentei com um amigo sobre isso.  Mas aí eu não lembrava o nome da música de jeito nenhum e resolvi pesquisar no Youtube.  Me empolguei, saí compartilhando um monte de videos no Facebook e muita gente gostou.  

E os comentários de amigos daquela época me trouxeram ótimas lembranças!! Como da boate Wells Fargo no Leblon (onde hoje é a academia Body Tech), que eu ia toda 5a. feira com o pessoal da faculdade.  A boate tinha dois anderes: a pista de dança ficava no andar de cima e embaixo ficava o bar. Algumas mesas numeradas (próximas a parede) tinham telefones, e por isso eram super concorridas. Para ligar para outra mesa bastava tirar o fone do gancho que uma telefonista atendia e transferia a ligação para a mesa que você queria falar. A azaração começava por telefone, sem a pessoa saber quem estava do outro lado da linha.  Era muito legal, gente!  Chegávamos super cedo lá para conseguir uma mesa com telefone!  Depois, de tanto frequentarmos o local, ficamos amigos dos garçons, do gerente e até da telefonista….rs

Tinha também o Resumo da Ópera (onde hoje é a Estação do Corpo na Lagoa) que era uma boate enorme e também super concorrida.  O legal era chegar cedo, fazer um “esquenta” no posto Mengão (que já foi demolido) e só entrar na boate mais tarde.  Muitas vezes eu ia para lá e acabava não entrando porque todo mundo ficava no Mengão, a bebida era mais barata lá e o melhor, era de graça!

Outras boates que marcaram essa época foram o Mostarda (Lagoa) e o Banana Café (Ipanema).
Enfim, taí a playlist que montei no Youtube.  Divirtam-se e, se tiverem mais contribuições dessa época, serão bem vindas!


http://www.youtube.com/view_play_list?p=E98ABE857A68153A

PS: Fazendo esse post agradeci por não existirem câmeras digitais naquela época!!!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Dia dos Avós

Comemora-se o Dia dos Avós em 26 de julho porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

Imprimi uns marcadores de livro com a foto da Luiza que ela customizou depois, colorindo e desenhando corações. À tarde fomos ao shopping e compramos umas almofadas na Fitá. Depois fomos jantar na casa dos meus pais.

Meus pais adoraram os presentes! Já estava combinado que a Luiza iria dormir lá depois e acho que esse foi o presente que eles mais gostaram. Eles adoram quando a neta dorme lá, vivem me pedindo. Como ela também gosta e amanhã já estava combinado de ir passar o dia lá com o primo, foi a combinação perfeita!

Vou aproveitar e deixar aqui essa oração que recebi por email há algum tempo e guardei para compartilhar no dia de hoje. Deixo aqui também meu carinho pelos pais do Juvenil, que são também avós maravilhosos para a Luiza.

IMG_0647
Pai Nosso da Vovó

Vovó Nossa que estais em casa,
Bendito seja o teu colinho!
Venha a nós os teus beijos,
Tua bondade e teu carinho.
Que sempre te guarde o Papai do Céu

Os doces nossos de cada dia
Nos dai hoje (e amanhã também).
Perdoai as nossas bagunças
Assim com já perdoastes
As travessuras de nossos pais.
E não nos deixeis sofrer com beliscões
Mas livrai-nos de todos os puxões de orelha.

Amém

sábado, 24 de julho de 2010

Somente uma mãe saberia

Recebi essa mensagem por email e como achei muito bonitinha resolvi compartilhar aqui. Peço desculpas a quem já conhecia pela repetição.

Xícara de chá
Um dia minha mãe saiu e meu pai ficou tomando conta de mim. Eu tinha uns dois anos e meio. Alguém tinha me dado um jogo de chá de presente e era um dos meus brinquedos favoritos.

Papai estava na sala vendo TV, quando eu trouxe para ele uma xícara de "chá", que na realidade era apenas água. Após várias xícaras de chá, recebendo elogios entusiasmados do papai, minha mãe chegou.

Meu pai fez ela sentar-se na sala, para me ver trazendo-lhe uma xícara de chá, porque era 'a coisa mais fofa do mundo'!. Minha mãe esperou e lá vinha eu pelo corredor com uma xícara de "chá" para o papai, que bebeu tudo prontamente.

Então ela disse (apenas uma mãe saberia):

- Passou pela sua mente que o único lugar que ela alcança água é na privada?




Os pais não pensam igual às mães.....

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Salão do livro infantil

No dia 12 de junho fomos ao Salão da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) onde minha amiga Socorro Acioli estava lançando o livro "A Bailarina Fantasma".

Chegamos bem em cima da hora do lançamento e Luiza assitiu quietinha a entrevista que Socorro deu.


Lá encontramos com Dani, Letícia e Felipe e aproveitamos para comprar o livro e pegar um super autógrafo com a Socorro.


Depois fiquei passeando pelos stands do salão e surtando com os preços.  Ofertas realmente imperdíveis! Saí de lá com mais de 10 livros para a Luiza e com alguns R$ a menos na minha conta... aff!

Já estávamos de saída quando a Socorro nos encontrou e nos avisou que a Ana Maria Machado estava autografando em outro stand.  Luiza adora os livros dessa escritora!! Corremos para comprar dois livros dela, entramos na fila e Luiza conseguiu os autógrafos.


Ainda não começamos a ler "A Bailarina Fantasma".  É um livro mais grosso, para crianças um pouco mais velhas que a Luiza, então vou ter que ler junto.  Assim que terminar a leitura, venho aqui contar.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Festa Junina 2010

IMG_0639

A festa da escola foi no dia 27 de junho e demorei para fazer esse post.  Mas, antes tarde do que nunca não é mesmo?  Como era domingo, tínhamos ido almoçar na casa dos meus pais.  Nos arrumamos por lá mesmo e aproveitamos para tirar fotos!

IMG_0640  IMG_0644   IMG_0645

Esse ano ela estava super empolgada com as músicas que ia dançar e não parava de cantarolar em casa.  A festa foi na própria escola e estava uma tarde linda, céu azul, um ventinho frio, um típico dia de inverno carioca!


O ingresso da festa dava direito a cinco fichas para as brincadeiras da festa e Luiza passou por várias barraquinhas.

IMG_0652

IMG_0662 
Depois de muita pescaria, bola na lata, boliche, chute a gol e boca do palhaço fomos lanchar.  Luiza se fartou de salsichão (ela comeu dois inteirinhos!!) e eu, que prefiro os doces sempre, comi bolo de aipim.

IMG_0671

Já estava começando a escurecer quando finalmente a turma dela se apresentou. 

IMG_0680

A turma dançou numa roda e, infelizmente, a Luiza ficou de costas pra gente. Como vi que não ia conseguir fazer boas fotos, preferi filmar a apresentação.  O video ficou imenso por que eles dançaram umas quatro ou cinco músicas.  Ainda não tive tempo de editar para subir para o Youtube mas assim que fizer linko o video aqui.

Antes de ir embora, mais fotos com todo mundo que foi lá prestigiar a festa.  Leonardo fez sua estréia em festas juninas, mas a essa hora ele já tinha ido pra casa com a babá porque o vento estava muito frio!

 IMG_0699IMG_0698 IMG_0702

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Sobre palmadas, gritos e limites

Eu já escrevi um post completo sobre esse assunto no meu antigo blog.

Mas, como o assunto agora voltou à tona por causa do projeto de lei que foi encaminhado ao Congresso na semana passada resolvi voltar a falar sobre o assunto.

Continuo sendo totalmente contra qualquer tipo de punição física mas queria falar aqui sobre pais e mães que recorrem ao grito na hora de disciplinar os filhos, já que não querem apelar para a palmada.

O problema não está no grito em si. Se a mãe gritar "Eu te amo" acho que é até bem bacana, né? Mas na hora da raiva, do descontrole, a gente acaba proferindo palavras que não gostaríamos de ouvir de ninguém, muito menos da nossa mãe. E aí, minutos depois da explosão de raiva, vem aquele sentimento ruim, um nó na garganta e uma vontade de chorar incontrolável. Exatamnte, CULPA.

Veja o que o psicológo espanhol Guillermo Ballenato, autor do livro Educar Sin Gritar (Educar Sem Gritar, ainda sem previsão de lançamento aqui no Brasil) fala sobre isso:
Os pais gritam por falta de paciência, pela sensação de impotência, pelo medo de perder a autoridade, porque eles sentem a distância psicológica apesar da proximidade física com a criança. Só que os gritos fazem com que percamos a autoridade. Se tivermos a razão, perdemos pela má educação. É um tipo de abuso que não deixa vestígios físicos visíveis. No entanto, danifica a autoestima da criança. E muitos pais acabam se sentindo culpados. Devemos acreditar que é possível educar sem gritos. Para fazer isso, temos de desenvolver nosso autocontrole. Não podemos ensinar as crianças a controlar suas emoções, se nós próprios não somos capazes disso.
fonte: Revista Crescer

O "tapa na cara" doeu aí? Aqui doeu!

Enfim, não tenho receita de bolo de como educar, tenho certeza que sempre posso melhorar e gostaria de ouvir o que vocês pensam sobre esse assunto. Para ajudar, recomendo fortemente os links abaixo:

  • Especial Palmada: Você bate no seu filho? Veja outras opções para impor limites
  • Gritar com os filhos pode ser prejudicial
  • Guillermo Ballenato: "Os gritos surgem da perda de autoridade"
  • E não se pode gritar?
  • Tapas, castigos e broncas: disciplina à moda antiga funciona?


    O que você acha disso tudo?
  • terça-feira, 20 de julho de 2010

    Geração Google

    Alguns dias atrás Luiza, na volta da escola, comentou no carro, com muita empolgação:

    - Mamãe, a minha amiga Jaqueline me contou que o Justin Bieber tem uma tatuagem!!

    Para quem não sabe, Justin Bieber é um menino de 16 anos (com carinha e voz de 13 anos) que faz muito sucesso entre as adolescentes e crianças.


    Me diz se ele não é uma gracinha?
    #hebecamargofeelings


    Bem, com essa carinha de 13 anos e já tem uma tatuagem?  Impossível!!  Falei para a Luiza que eu achava que a amiga dela estava enganada, que ele ainda era muito novinho para ter uma tatuagem etc e tal.  Ela então manda a seguinte pérola:

    - Quando a gente chegar em casa, digita no computador: "Justin Bieber tem tatuagem?"

    Morri de rir, né?  É a geração Google se formando!!

    E, obedecendo às ordens da filha, fiz a busca sugerida e.... voilá!


    O menino tem mesmo uma tatuagem.  Choquei!

    Para se divertir, fique com a nova música do trabalho do novo queridinho da Luiza.

    quinta-feira, 1 de julho de 2010

    Novo blog

    A flavoli.net agora também tem um blog!


    Nesse novo espaço pretendo divulgar fotos de trabalhos entregues e em desenvolvimento, contar novidades sobre o meu trabalho e mostrar um pouco dos bastidores do que eu faço.

    O endereço do blog é http://papersonalizada.blogspot.com e o endereço do feed é http://feeds.feedburner.com/papersonalizada.

    Espero a visita de vocês lá!