quinta-feira, 26 de março de 2009

É hora do lanche...


Semana que vem Luiza vai mudar de horário na escola. Ela vai deixar de ser do horário integral e passará para o turno da tarde, das 13 às 17hs. Com essa mudança eu vou passar a ter que mandar o lanche de casa, na lancheira.

E aí comecei a quebrar a cabeça: o que mandar na lancheira? Pedi ajuda às mães da lista da qual participo e tive ótimas sugestões, mas depois de ler essa reportagem fiquei ainda mais indecisa. Não quero mandar 'bombas calóricas' para ela. A família já tem tendência à obesidade e morro de medo dela passar por todos os problemas que passei por ter sido uma adolescente gordinha. Ao mesmo tempo não quero privá-la das coisas e muito menos fazer com que ela se sinta diferente.

Na reportagem da Veja descobri que um pão bisnaguinha tem o dobro de gorduras do que um pão de forma tradicional (que a Luiza não come, diga-se de passagem). Não dá para fingir que eu não li isso, né? E os bolinhos industrializados? Algumas marcas chegam a ter (por fatia ou unidade) quatro vezes mais gordura do que o limite diário estabelecido pela OMS! Fazer bolo caseiro fica complicado para mim, porque aqui em casa só somos eu e ela e o bolo vai render uma eternidade, já que eu estou vivo de dieta. Será que dá para fazer naquelas forminhas tipo muffin, congelar e ir descongelando com o tempo?

Queria dicas de vocês. O que vocês mandam na lancheira das crianças?

Ah, a escola dela tem a opção de contratar o lanche, mas achei o preço um pouco salgado. Além disso ela está super animada que agora vai levar lancheira. Na verdade queria fazer um teste durante o mês de abril e, se eu achar que a coisa tá muito confusa vou acabar contratando o lanche da escola mesmo...

Aguardo as sugestões!

22 comentários:

Liane Giesel disse...

Flavia mandar lanche é um saco!
Passei por isso uma vez e sinto informar que cansa!

Essa idéia do bolinho tipo muffin é bem legal e super fácil de fazer. Eu tenho aqui em casa e sempre deixo pronto quando vem alguma visita. Além de fácil é super rápido de fazer. Tenho algumas receitas legais que rendem 12 bolinhos. Claro que se levar todo dia vai enjoar.

A Clara não curte suco, só de uva e industrializado. Não toma Ades nem nada. Então é sempre confuso na hora do lanche. Minha sorte que esse ano, apesar de ficar só meio período, a escola ainda serve o lanche.

Biscoito salgado com manteiga ou requeijão é uma boa idéia. Prático e rápido. Não sei na escola da Luiza como funciona, mas o lanche na escola da Clara não é muito demorado, entre 10 e 15 minutos. Então nem adiantava eu fazer um banquete, porque ela demora demais a comer.

Se ela come bem fruta, acho que é uma idéia boa e saudável.

Boa sorte e desculpe o desâmino...risos

beijos

Anônimo disse...

Flavia , Sou nutricionista e trabalho com escola e creche , posso te mandar algumas dicas ...
Hjestou com um pouquinho de pressa , mas prometo não esquecer das receitinhas . Quanto ao bolo , vc pode sim congelar , fica muito gostoso !!!
Mando lanche para meu filho e , consigo faze-lo sem problemas e as cças adoram , rsrsr
Bjs e te mandarei receitinhas amanha
Lucia

Dayanny Franco disse...

É cansativo, mais ñ é tão chato assim, tem ate dias q chega a ser prazeroso, ainda mais qdo iniciamos!
A Isabella gosta mto desses sucos industrializados, então qse sempre ela leva, assim como nescau prontinho ou toddynho.
Os biscoitos salgados são msm super práticos, akles que ja vem na embalagem menor.
Sempre mando uma frutinha tbm, na verdade na hra do lanche eles acabam fazdo um piquenique, e trocam td...acho q akba saindo mais gostoso ainda!
Flá, boa sorte e uma dica...nunca durma sem saber o lanche do dia seguinte...rs
Bjkas...
Haa Lucia, manda as dicas p/ mim tbm, ou p/ todas as leitoras, isso irá contribuir MTO!!!

Anônimo disse...

Flavia, aí vao minhas sugestoes:

- Pipoca, mas feita do milho com caroço (por incrível q pareça é muito nutritiva);
- Os bolos caseiros, pode-se congelar já cortados;
- Empadinhas de queijo feitas em casa;
- Biscoitos caseiros (tem muitas receitas pela internet);
- Sucrilhos;
- Pao de mel, feito em casa;
- Paes de queijo tb caseiros...

E suco, muito suco!

bjo,

Danielle, de Brasilia

pri disse...

Flavia, mando 02 lanches pra Clara, um pra de manha e outro de tarde, ela estudo no periodo integral das 8 ate as 16:30hs. Mando sempre fruta (manga, melao, maca, pera, uva, morango, etc), acompanhdo com suco de caixinha 100% natural. Qdo nao tem fruta mando um polenguinho light, biscoitinho de polvilho,tem epocas que faco bolo aqui em casa e mando, mas prefiro sempre mandar frutas, agora a marca do suco e SUVALAN (o de maca, uva e o mix de frutas sao naturais), vc pode achar no Hortifruti, vario os sucos com iogurte tb. Ah, e so mando essas coisas pq na escola tem geladeira e os lanches ja vao direto pra la, identificados com o nome. Abs e espero ter ajudado.

Pri disse...

Eu sempre leio seu blog e acho que a única vez em que comentei foi sobre o livro que acabei não comprando hehehee.
O meu filho precisa levar lanche todos os dias tbm e aja ideias.
O que eu costumo fazer é pães com farinha integral, assim como comprar bolachas integrais, quando ele pede coloco um requeijao light.
Mando tbm tomate cereja com pepino cortadinho e aquelas cenourinhas sabe?
pães de queijo são sempre uma mão na roda quando acaba tudo e estou com pressa.
Suco tem de monte, porém é a única coisa não natural que ele leva, pq ele só curte suco de uva industrializado e não pode ser o de soja hahahaha.
E te peço que depois dessas dicas e depois que vc montar o cardápio, passe pra mim tbm hehehehe. Vai aliviar bastante...
Beijocas

Regiane disse...

Conhece a Pat Feldman?

http://pat.feldman.com.br/?p=2487

Anônimo disse...

Oi Flavia, olha aqui em casa tenho problemas, pois minha filha não come muito bem e fazer lanches tbm é muito difícil, mas estou tentando mandar na lancheira uma fruta que ela goste, um lanche doce ou salgado alterando os dias e uma bebiba que pode ser suco, iogurte(se a escola guadar na geladeira), ás vezes faço gelatina (qdo n esta muito calor) e peço para guardarem na geladeira, bolo caseiro faço e congelo, é só tirar de um dia para o outro que ela fica ótimo, não descongele em microondas.
Minha filha come pão de forma tipo caseiro e sem nada, então coloco 2 fatias, mas vc pode colocar geléia, polenguinho, etc...
Qdo ela ficava o período integral, sempre marcava os períodos dos lanches e as coisas que eram mais perecíveis, informava que era para o lanche da manhã.
Agora se escola tem lanches saúdaveis, tbm é opção, é salgado, mas quando não tem tempo, ajuda!.
Espero ter ajudado.
Beijos

Lelê disse...

Flavia, sobre o bolo...vc ja pensou em fazer bolo da caneca? faz no microondas e fica bem gostoso.
Aqui como são doi pra levar lanche, quando faço bolo, faço um normal e eles acabam levando quase a metade...
Aqui rola sempre uma fruta, um suco(natural quando dá), e eu vario com os biscoitos, salgado, doce, Maria, amanteigado, de mel, e por aí vai...As vezes iogurte, faço tb pudim, gelatina, mini torta de bolacha(faço com maizena mesmo, num pote pequeno, meu guri ama porque pode "ajudar" a fazer.

Flávia Bergqvist Teixeira disse...

Ih, não posso ajudar muito...
A Mirella come muito pouco e eu sou COMPLETAMENTE DESENCANADA.
Ela leva suco de caixinha todo dia. Kapo, pra ser sincera. Mas leva dessas marcas tipo Del Valle e Maguary tb. Às vezes leva Ades.
Biscoito ela só aceita salgado. Não mando Cheetos, Fandangos. Mando daqueles da Piraque e os recheados salgados que são novos no mercado. Até pq, vem embalados 1a1.
A dica que eu te dou é não pensar que determinada coisa ela não gosta. A Mi não toma Ades em casa e a professora jura de pé junto que ela bebe até fazer barulhinho na escola. Então... Arrisque mesmo, mande de tudo e monitore com a professora.
Bjks!

marinaesanta disse...

A Família Teixeira tem razão!!!! meus fihos comiam na escola, e aceitavam absolutamente TUDO que a escola oferecia, enquanto em casa era uma frescura só... Arrisque!!! O Club Social recheado é muito gostoso, e vale o mesmo em pontos que um pão francês. Lembre-se que ela vai ficar só 4 horas na escola, não precisa comer tanto assim...

Unknown disse...

Oi amiga, comece fazendo um cardápio semanal, tipo:
- segunda: 1 suco Ades + 1 maçã + 2 bolachas maizena
- terça: 1 suco + 1 pêra + 1 fatia de queijo branco
- quarta: 1 suco + 1 banana + 1 porçãozinha de biscoito polvilho
- quinta: 1 suco + meio mamãozinho + fatias de peito de peru (pra comer com garfinho)
- sexta: 1 yakult + 1 porção de morangos + 1 fatia de bolo caseiro
Isso é só um exemplo pra facilitar as idéias.
E olha, dá um prazer enorme fazer isso pra eles. A gente não gasta nem 15 minutos preparando e arrumando tudo. E a alegria deles em ver a gente fazendo isso? Eles percebem o carinho e o cuidado que temos com eles.
Vc vai curtir amiga.
Veja na escola o que pode e o que não pode. Veja o que Luiza gosta.
E não precisa ser muita coisa. Afinal é só um lanchinho....
Bjs e venha nos contar dessa sua nova rotina.

Anônimo disse...

recebi um comentário interessante em uma vez em meu blog.

O autor disse que os pais se organizam de forma que cada um prepare-se o lanche da turma inteira(claro que isso acontece apenas um vez ao mês), mas achei interessante a proposta, pois assim um pai que seja nutricionista, por exemplo, pode dar várias dicas de como preparar melhor o lanche da turma toda..

E na verdade éssa é uma proposta que deveria vir da escola, antes de começar as aulas poderiam chamar um nutricionista para uma palestra..

Abs

Levi Rodrigues
www.good4kids.com.br

Unknown disse...

Lá em casa o lanche funciona super bem - tenho na porta da geladeira sugestões de lanche manhã (que acontece em casa) e lanche para escola. A combinação é quando o lanche da manhã é "doce" na escola vai lanche "salgado" e lanche "doce" somente 3 vezes na semana na escola.
O cardápio é sempre Frutas + líquido (água de coco / iogurte em garrafinha / suco de caixinha sem açúcar / Ades) + sólido (barrinha de cereal / sanduíche / pastel de forno / cookie integral / pão de queijo / bolo ou muffin (feito em casa) / biscoitos caseiros / milho cozido / salsicha / sucrilhos / polenguinho...
Na escola também tem o dia da fruta - toda sexta-feira 3 coleguinhas levam frutas para todos é muito legal.
No início é um desafio, mas aos poucos todos se adaptam.
Abraço

Marsella disse...

Oi Flávia, se vc quiser posso te passar o cardápio de lanche da escola do Renato daí vc tira umas idéias! Me fala q te passo por email.bjs

PatriciaUk disse...

Esse eh um aspecto da minha vida como mae que sou xiita mesmo - aqui em casa nao entra porcaria e meus filhos raramente comem qualquer tipo de doce. Qdo se fala em lanche - eh o lanchinho durante as refeicoes?? Se sim, para mim tem que ser beeem leve, para nao atrapalhar o apetite da refeicao principal (maior causa de frescura durante as refeicoes ja que a crianca nao esta com fome). Aqui em casa e na escola do Djem esse lanchinho nao pode ser nada alem de frutas ou legumes crus (pepino, cenoura) e agua ja que suco tbem atrapalha no apetite e comtem muito acucar. Eu prefito assim, pois qdo os meninos sentam para jantar, estao com fome e comem de tudo, nem olham o que esta no prato. Detalhe: eles jantam as 5:30 ja que dormem as 7.

Anônimo disse...

vc vai montar um post com as dicas?
:O)
pata

Vinicius da Cruz disse...

OI Flavia, um pouco demorado meu comentario, mas espero q vc leia, e se possivel me responda, como foi com o lanche da Luiza? o Vi inicia no fundamental depois de amanhã, é dificil de comer bisnaguinha..pão de forma...hj ( apenas faltando 2dias ) acordamos no horario para ir para a escola, ja preparei lanche, 2 sucos no squizz, comprei pronto,de garrafinha para fazer, varios tipos, e levo ele para o meu trabalho...hj mesmo nao comeu tudo ai fomos almoçar na vó, resultado, 2 belos pratos de comida e um de tomate...detalhe...ele nao come nada doce...vc montou algum post após sobre dicas?? Obrigada
Renata

Renata Caruncho da disse...

OI Flavia, um pouco demorado meu comentario, mas espero q vc leia, e se possivel me responda, como foi com o lanche da Luiza? o Vi inicia no fundamental depois de amanhã, é dificil de comer bisnaguinha..pão de forma...hj ( apenas faltando 2dias ) acordamos no horario para ir para a escola, ja preparei lanche, 2 sucos no squizz, comprei pronto,de garrafinha para fazer, varios tipos, e levo ele para o meu trabalho...hj mesmo nao comeu tudo ai fomos almoçar na vó, resultado, 2 belos pratos de comida e um de tomate...detalhe...ele nao come nada doce...vc montou algum post após sobre dicas?? Obrigada
Renata

Marsella disse...

Oi Flávia, se vc quiser posso te passar o cardápio de lanche da escola do Renato daí vc tira umas idéias! Me fala q te passo por email.bjs

Levi Rodrigues disse...

recebi um comentário interessante em uma vez em meu blog.

O autor disse que os pais se organizam de forma que cada um prepare-se o lanche da turma inteira(claro que isso acontece apenas um vez ao mês), mas achei interessante a proposta, pois assim um pai que seja nutricionista, por exemplo, pode dar várias dicas de como preparar melhor o lanche da turma toda..

E na verdade éssa é uma proposta que deveria vir da escola, antes de começar as aulas poderiam chamar um nutricionista para uma palestra..

Abs

Levi Rodrigues
www.good4kids.com.br

Lelê-A Mãe dos Pingos de Gente disse...

Flavia, sobre o bolo...vc ja pensou em fazer bolo da caneca? faz no microondas e fica bem gostoso.
Aqui como são doi pra levar lanche, quando faço bolo, faço um normal e eles acabam levando quase a metade...
Aqui rola sempre uma fruta, um suco(natural quando dá), e eu vario com os biscoitos, salgado, doce, Maria, amanteigado, de mel, e por aí vai...As vezes iogurte, faço tb pudim, gelatina, mini torta de bolacha(faço com maizena mesmo, num pote pequeno, meu guri ama porque pode "ajudar" a fazer.