sexta-feira, 27 de outubro de 2006

Mudanças no Orkut

Será que vai ser para melhor??

GOOGLE ABRE ESPAÇO PARA PROPAGANDA NO ORKUT

Empresa já iniciou cadastramento de interessados em anunciar no site de relacionamentos que reúne 31 milhões de usuáriosImprimir Enviar por e-mail Receber Newsletter

fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,AA1326352-6174,00.html

O gigante das buscas Google, responsável pelo site de relacionamentos Orkut, colocou no ar uma página para pessoas interessadas em anunciar na rede social que reúne cerca de 30,9 milhões de usuários (62% deles brasileiros). A iniciativa pode ter impacto no faturamento da empresa, que até então não obtinha receita com o popular site de relacionamentos.

Por enquanto, diz um comunicado da empresa, os anúncios só estão disponíveis nos Estados Unidos e na Índia. A quantidade de usuários nesses países é bem menor que no Brasil -- 14% e 10%, respectivamente -- e, por isso, é possível que a empresa também ofereça o serviço por aqui em breve.

A divulgação do novo serviço aparece quando o usuário clica no link "advertise with us" (anuncie com a gente), localizada na página inicial do Orkut. A empresa de segurança McAfee realizou testes a pedido do G1 e confirmou que a página é verdadeira -- não se trata de um endereço fraudulento.

A novidade faz parte do domínio adwords.google.com, serviço do Google que permite a divulgação de links patrocinados. Esses endereços, que aparecem próximos aos resultados das buscas -- sempre relacionados aos termos procurados --, são a principal fonte de renda do gigante que lucrou US$ 733,4 milhões no terceiro trimestre. Esses links permitem que os internautas encontrem lojas de automóveis que pagam para aparecer, por exemplo, quando escrevem a palavra "carro" na caixa de buscas.

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (25), o engenheiro brasileiro Luiz Barroso, do Google Inc., confirmou que a veiculação de anúncios era uma possibilidade estudada pela empresa. "Queremos oferecer aos usuários a melhor experiência de navegação e os links patrocinados podem ajudar nesse sentido", disse o executivo. Segundo ele, muitas vezes esses sites pagos oferecem aquilo que o internauta não encontra entre os resultados "oficiais".

Mudanças

No evento desta quarta, a companhia também anunciou mudanças na rede social para ajudar no monitoramento do conteúdo inapropriado disponível no Orkut. Uma das ferramentas anunciadas torna dez vezes mais rápida a análise de denúncias contra comunidades do Orkut, segundo a empresa. A companhia afirmou também ter contratado mais funcionários que falam português para trabalhar no combate a perfis relacionados, por exemplo, racismo e pedofilia.

"Está explicada a real motivação da empresa com as novas medidas: melhorar a imagem do site para ganhar dinheiro com publicidade", afirmou ao G1 nesta quinta-feira o advogado Thiago Tavares, presidente da ONG Safernet. Essa organização recebe denúncias sobre crimes na internet contra os direitos humanos -- a cada dia, são cerca de 2.000 relacionadas somente ao Orkut.

As denúncias enviadas para a ONG são repassadas para o Ministério Público, que há alguns meses travou uma batalha no Brasil contra o Orkut e seu responsável, o Google. Os promotores afirmam que a companhia não colabora para a quebra de sigilo de perfis e comunidades criminosas que utilizam o site de relacionamentos para divulgar suas atividades. A empresa, por outro lado, alega ter fornecido todas as informações solicitadas pela Justiça brasileira.

Essa batalha - classificada pelo engenheiro Luiz Barroso, do Google, como "uma seqüência de mal-entendidos" - fez com que o juiz José Marcos Lunardelli, da 17ª Vara Cível da Justiça Federal em São Paulo, estabelecesse no final de agosto um prazo de 15 dias para o Google quebrar o sigilo de supostos criminosos no Orkut. A multa diária era de R$ 50 mil por dia para cada ordem não cumprida (R$ 1,9 milhão por dia somente em São Paulo). A empresa de buscas entrou com recurso classificando a decisão como nula e a multa foi suspensa -- o caso ainda está em trâmite.

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