quinta-feira, 12 de novembro de 2015

'Lactancia infinita'

Fotógrafo registra rotina de mães que amamentam filhos com mais de 2 anos



A amamentação prolongada ainda é pouco falada e muitas pessoas ainda olham torto para uma mãe que dá de mamar para uma criança que anda e fala. Não há nenhuma contraindicação em continuar a amamentação após a criança completar dois anos.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, mamar até mais tarde não causa doença psicológica nem física à criança ou à mãe. Por isso, é importante ressaltar que não há uma idade certa para fazer o desmame. A OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Ministério da Saúde recomendam a amamentação até dois anos ou mais.

A hora de fazer o desmame é uma escolha particular entre mãe e bebê, ou seja, enquanto estiver bom para ambos, não há motivos para o desmame ocorrer. Quando esse momento deixa de ser algo prazeroso para algum deles, é hora de fazer o desmame de forma gradual e amorosa.

Para chamar à atenção para a amamentação prolongada ou ‘tardia’, o fotógrafo espanhol Gaby Riva, 45, fez uma sessão fotográfica que resultou na exposição ‘Lactancia Infinita’ (amamentação infinita). O fotógrafo é pai de uma menina de seis anos e de um menino de 20 meses. “Minha mulher amamenta minha filha de forma ininterrupta desde o dia que ela nasceu. Ela amamenta os dois”, diz Gaby, que decidiu fotografar a mulher e fazer um ensaio com outras mães que amamentam seus filhos após os dois anos.

As fotos de 14 mães renderam uma exposição onde mostram elas amamentando em situações do cotidiano. A mulher dele, por exemplo, foi clicada enquanto tomava banho e amamentava a filha. Gaby diz que todas as mulheres têm filhos entre dois e seis anos. “A ideia foi dada por uma das mães que é ativista do aleitamento materno. Ela amamenta os filhos de um e três anos”, comenta o fotógrafo. Ele comenta que no final da exposição cada mãe poderá ficar com a sua própria foto.










As fotos estão no site do fotógrafo em http://www.gabyriva.com/lactancia-infinita-la-exposicion/

fonte: http://maesdepeito.blogosfera.uol.com.br/2015/11/12/fotografo-registra-maes-amamentando-filhos-com-mais-de-2-anos/

Nenhum comentário: