sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

12 maneiras de ser a mãe mais chata do mundo

Quando seus filhos disserem que você é chata, encare como um elogio. Essa geração que se forma já foi chamada de a mais preguiçosa, mal educada e exigente da história. Não desista. Eles podem te achar chata agora, mas irão te agradecer no futuro.

Megan Wallgren (*)

Uma vez eu saí de uma loja sem ceder ao chilique da minha filha por um biscoito. Uma mulher me abordou no estacionamento e me disse que eu era a melhor mãe daquele shopping. Minha filha não tinha tanta certeza disso. Quando seus filhos disserem que você é chata, encare como um elogio. Essa geração que se forma já foi chamada de a mais preguiçosa, mal educada e exigente da história. As histórias de crianças mimadas ao extremo assustam as melhores mães. Novidade: não são apenas as crianças, são os pais. É fácil querer simplesmente jogar a toalha com seus próprios filhos. Afinal de contas, não queremos todas ser a mãe legal? Não desista. Eles podem te achar chata agora, mas irão te agradecer no futuro.

Aqui estão 12 maneiras de ser a mãe mais chata do mundo
1. Faça seus filhos irem para a cama em um horário razoável.
Será que alguém ainda não ouviu que uma boa noite de descanso é importante para o sucesso de uma criança? Seja o pai que ponha o filho na cama. Ninguém nunca disse que o filho vai querer ir para cama. Eles podem resistir e reclamar no início, mas com consistência, irão aprender que você não está de brincadeira. Agora aproveite algumas de horas de descanso com seu companheiro/a ou sozinha.
2. Não ofereça sobremesa aos seus filhos todos os dias.
Doces devem ser para ocasiões especiais. É por isso que são considerados um “brinde”. Se você ceder às exigências dos seus filhos para essas gostosuras o tempo todo, eles não darão o valor a isso quando alguém oferecer um doce como recompensa. Além disso, imagine as contas médicas e de dentista que podem surgir por conta dessa permissividade.
3. Faça-os pagarem pelas suas próprias coisas.
Se você quer algo, tem que pagar por isso. É assim que funciona a vida adulta. Para não ter filhos adultos morando com você no futuro você precisa ensiná-los agora que os eletrônicos, ingressos de cinema ou jogos, vídeo games e acampamentos que eles tanto gostam têm um preço. Se eles tiverem que pagar por tudo ou parte do preço, eles irão gostar ainda mais. Você pode ainda evitar pagar por algo que seu filho só quer até que consiga aquilo. Se ele não topar pagar por metade do valor, provavelmente não quer aquela coisa de verdade
4. Não mexa os pauzinhos
Alguns jovens levam um choque quando conseguem o primeiro emprego e descobrem que as regras valem para eles também. Têm que ser pontuais e obedecer ao chefe. E, (pasmem!) parte do trabalho eles nem gostam de fazer. Se você não gosta do professor do seu filho, do colega no trabalho de grupo, da posição dele no time de futebol ou do local do ponto de ônibus, fuja da tentação de criar um caso ou mexer os pauzinhos até que seu filho consiga o que quer. Você está roubando do seu filho a oportunidade de tirar o melhor da uma situação de dificuldade. Lidar com menos do que o ideal é algo que seu filho terá que fazer por toda sua vida adulta. Se as crianças nunca aprendem a lidar com isso, você os está predestinando ao fracasso.
5. Obrigue-o a fazer coisas difíceis
Não entre em campo automaticamente quando as coisas ficaram difíceis. Nada dará ao seu filho mais autoconfiança do que continuar tentando e concluir algo difícil para ele.
6. Dê um relógio e um despertador ao seu filho
Seu filho se sairá melhor se aprender a responsabilidade de gerenciar seu próprio tempo. Nem sempre você estará por perto para lembrá-lo de desligar a TV e se arrumar para sair.
7. Não compre sempre o mais novo e o melhor
Ensine ao seu filho gratidão, e satisfação, pelas coisas que ele tem. Se preocupar sempre com o modelo mais novo de algo que ele já tem irá levá-lo a uma vida de dívidas e infelicidade.
8. Deixe seu filho sentir a perda
Se seu filho quebrar um brinquedo, não compre outro. Ele irá aprender uma lição valiosa sobre cuidar de suas coisas. Se seu filho esquecer-se de fazer o dever de casa, deixe que ele fique com uma nota baixa ou que negocie um novo prazo diretamente com o professor. Você está ensinando responsabilidade – quem não quer filhos responsáveis? Eles podem até lembrá-lo das coisas que você esqueceu-se de fazer.
9. Controle a media
Se todos os outros pais deixarem seus filhos pularem de uma ponte, você deixaria também? Não deixe que seus filhos assistam a um programa ou joguem um vídeo game que é inapropriado para a idade dele só porque todos os amigos fazem. Se você for firme sobre suas decisões, outros podem acompanhar. Seja um exemplo positivo a ser seguido.
10. Exija que se desculpem
Se seu filho fez algo errado, faço o confessar e encarar as conseqüências. Não esconda grosseria, bullying ou desonestidade debaixo do tapete. Se você pisar na bola, dê o exemplo e calce as sandálias da humildade.
11. Ensine boas maneiras
Até crianças pequenas podem aprender o básico de como tratar outro ser humano com respeito e dignidade. Você está fazendo um grande favor aos seus filhos tornando a educação um hábito. Com boas maneiras é muito mais fácil conseguir o que se quer.

12. Faça-os trabalharem – de graça
Seja ajudando a vovó no jardim ou se voluntariando para ensinar crianças mais novas, torne o trabalho uma parte da vida de seu filho. Isso ensina a olhar para fora e perceber que outras pessoas têm necessidades e problemas também – às vezes maiores do que os próprios.
Com todo o tempo que você gasta sendo chata, não se esqueça de elogiar e recompensar seus filhos por seus comportamentos exemplares. E sempre reafirme que você os ama.

Aqui tem uma lista de 10 coisas uma mãe deve dizer diariamente aos seus filhos (em inglês). Com um pouco de sorte, seus filhos podem mudar o rumo e farão a sua geração ser conhecida por sua esperança e promessa.

(*) Megan Wallgren é uma escritora freelancer e mãe de quatdro crianças energéticas
Website: http://kinetickids.blogspot.com

Texto original aqui.

Nenhum comentário: