quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Cadeirinha para carro

Em 28 de maio de 2008 o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) tornou obrigatório o uso de sistema de retenção para o transporte de crianças em veículos de passeio.  Só que a resolução publicada nessa data diz assim:

Em 730 dias, após a publicação desta Resolução, os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito fiscalizarão o uso obrigatório do sistema de retenção para o transporte de crianças ou equivalente.

Ou seja, passados os 730 dias todo mundo começou a se descabelar porque “agora vai ser obrigatório usar cadeirinha”, quando na verdade já era desde maio de 2008!! E aí foi um tal de todo mundo correr nas lojas para comprar cadeirinha e as lojas não tinham estoque para atender essa demanda.  “Tem mas acabou!”

Isso fez com que o CONTRAN prorrogasse o prazo para começar a fiscalização para o dia 01/09/2010, ou seja, em menos de 30 dias vai ter blitz em porta de escola, podem apostar!

O que eu acho sobre isso tudo:

  • As pessoas deviam se preocupar com a segurança dos filhos independente das leis.  Sempre defendi o uso de cadeirinha e me preocupei em comprar uma que fosse adequada ao tamanho da Luiza, independente da lei em vigor.
  • Acho super válido isso tornar lei mas vejo falhas na resolução do CONTRAN.  Eles determinam que as mudanças do sistema de retenção devem ser em função da idade da criança, quando na verdade o correto seria ser em função do peso e da altura.  O site da ONG Criança Segura tem um guia maravilhoso que mostra quando a criança deve trocar de sistema de retenção, sempre em função do peso e da altura, nunca em função da idade.
  • Acho um absurdo que a obrigatoriedade não seja também para veículos escolares, alugados ou de transporte autônomo de passageiro! (Veja na resolução o Art.1°, § 3º)
  • Como os órgãos competentes vão aferir a idade da criança?  Vamos ter que andar com a certidão de nascimento de cada criança no carro para provar a idade delas?

Aproveito para compartilhar novamente os videos de uma campanha Nemyslis Zaplatis (algo como "Aqui se faz, aqui se paga") promovida pelo Ministério do Transporte da República Checa.  É tudo simulação, mas bem chocante.  Não deixem de assistir.

http://www.youtube.com/view_play_list?p=93F0B8EE65FB8E0C

3 comentários:

Fabi disse...

Oi, Flavia,
Eu tb sou totalmente a favor do uso da cadeirinha e não apenas em carros como vc disse. E as vans escolares? E o transporte público? Quer dizer que só precisamos proteger as cças no nosso carro?? Não coloco a Theo no transporte escolar por conta disso, prefiro leva-lo e busca-lo de carro. Acabei de comprar a cadeirinha maior, pois a que vai até 15 Kg já estava pequena e fico MALUCA qdo vejo carros cheios de cças "soltas"! Me da vontade de buzinar e mandar o pai, mãe prender aquelas cças! rs Espero que haja mesmo fiscalização, pois os filhos não podem sofrer danos graças a irresponsabilidade dos pais.
Bjs!

Pati Merlin disse...

Eu sempre acho as propagandas brasileiras muito boazinhas. Tinha que ser assim sempre! bjs...
Pata

Pati Merlin disse...

Eu sempre acho as propagandas brasileiras muito boazinhas. Tinha que ser assim sempre! bjs...
Pata