sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Teoria da Diversão

Sob o patrocínio da Volkswagen, a iniciativa "The Fun Theory" incentiva as pessoas a mostrarem como podem ajudar a mudar comportamentos, seja no caso do ambiente ou em outros domínios. A ideia é que os filmes, publicados na Internet, aliem dois princípios: diversão e utilidade.

Os vencedores do concurso, que começou em 01/10/2009 e termina em 15/11/2010 ganharão 2.500 euros e as melhores iniciativas vão ser publicadas na Internet.

Um dos exemplos que o site dá é o "Bottle Bank Arcade Machine" (algo como "Video game coletor de garrafas"), um coletor de gaerrafas para reciclagem que atribui pontos quando se colocam garrafas lá dentro. Durante uma tarde, a novidade coletou cemm garrafas enquanto um coletor normal próximo àquele coletou apenas duas garrafas.


http://www.youtube.com/watch?v=zSiHjMU-MUo


Outro dos exemplos é uma lata de lixo - The World's Deepest Bin (A lata de lixo mais profunda do mundo) - que emite um som quando se joga lixo lá dentro: uma espécie de barulho de precipício que é acionado através de um sensor, sempre que algum objeto é jogado lá dentro.

Durante um dia foram jogados 72kg de lixo nessa lata, 41kg a mais do que uma lata de lixo normal que estava próxima.


http://www.youtube.com/watch?v=cbEKAwCoCKw


A outra ação foi implantada em um metrô de Estocolmo, na Suécia. Para tentar transformar os hábitos sedentários da população, que sempre prefere usar escadas rolantes ou elevadores, transformaram as escadas normais de uma estação de metrô em um piano, o que incrementou surpreendentemente o uso das mesmas em 66%.


http://www.youtube.com/watch?v=IzN9mYooxp0


Para conhecer mais sobre o projeto acesse o site http://www.rolighetsteorin.se/en/

Eu achei o máximo, e você?

5 comentários:

Adriana disse...

Olá Flavia você não está mais fazendo parte do projeto 52 semanas de auto retrato??????

Adriana disse...

Olá Flavia você não está mais fazendo parte do projeto 52 semanas de auto retrato????? estou com saudades da suas fotos =)

Amanda & Meninas disse...

Fantástico Flávia. As prefeituras brasileiras deviam todas se inspirar num projeto bacana assim para tentar melhorar a qualidade da nossa cidade e de nossos cidadãos. beijão!!

Téti disse...

adorei tb, beijos

Adriana disse...

Olá Flavia você não está mais fazendo parte do projeto 52 semanas de auto retrato????? estou com saudades da suas fotos =)