quarta-feira, 1 de abril de 2009

Cadeirinha infantil só poderá ser vendida com selo do Inmetro

Extraído do G1

A partir desta quarta-feira (1°), quem for comprar uma cadeirinha para transportar bebês ou crianças nos automóveis deverá procurar pelo selo do Inmetro como garantia de que ela é mesmo segura. O selo do órgão indica para o consumidor a existência de um nível adequado de segurança, e que o produto está em conformidade com os requisitos técnicos. A obrigatoriedade tem como objetivo dar mais segurança, para pais e responsáveis, sobre a qualidade dos dispositivos de retenção para crianças.

O selo do Inmetro é o primeiro passo para aumentar a segurança das crianças dentro dos carros. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as crianças devem sentar no banco traseiro até os 10 anos de idade, e utilizar os dispositivos de retenção em veículos até os sete anos e meio. Isto, por enquanto, é uma recomendação.

O segundo passo é tornar obrigatório o uso da cadeirinha. Isto vai se tornar lei a partir do ano que vem. A obrigatoriedade da cadeirinha para crianças foi determinada na resolução 477 do Contran e começará a valer a partir de 9 de junho de 2010.


O guia da cadeirinha: crianças até 1 ano de idade devem ficar no bebê conforto voltadas para o vidro traseiro, com leve inclinação, conforme instruções do fabricante, de costas para o movimento, sempre no banco de trás (foto 1); de um até 4 anos de idade deverão usar a cadeira de segurança (foto 2); de quatro até sete anos e meio deverão sentar em um assento de elevaçao preso no banco traseiro com cinto de três pontos (foto 3); acima de sete anos e meio devem andar com cinto de segurança (Foto: Criança Segura/Divulgação)


Segundo a organização Criança Segura, os riscos de morte diminuem em 71% quando as crianças estão em cadeiras de segurança. Os equipamentos também reduzem em até 69% a necessidade de hospitalização dos pequenos com até quatro anos de idade.

Ainda de acordo com a organização, os acidentes de trânsito são a principal causa de morte entre crianças de um a 14 anos no Brasil. Em 2006, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, 2.176 crianças morreram vítimas de acidentes de trânsito. Destas, 550 foram vítimas na condição de passageiros.

Antes da obrigatoriedade da certificação, alguns fabricantes de dispositivos de retenção aderiram ao selo do programa de certificação voluntária, resultado da parceria entre o Inmetro e o Instituto Brasileiro de Certificação e Qualificação (IQB), laboratório que realizava os testes de segurança.

Embora esses selos tenham sido expedidos, eles não serão mais válidos para a comercialização. No entanto, o consumidor que já adquiriu o produto com o antigo selo não corre risco, uma vez que, mesmo voluntário, ele atesta que o produto está dentro das normas de segurança.

8 comentários:

Sara disse...

Oi Flavia, estava visitando alguns blogs de gravidas e mamães e acabei vindo parar aqui no seu.. Tudo mto bacana...
Essa matéria eu vi ontem no jornal Hoje não foi? bem interessante
bom.. estou colocando teu blog entre meus favoritos..
grande beijo

PatriciaUk disse...

O pessoal da minga cidade ri de mim que eu qdo vou ao Brasil com os meninos eu levo as cadeirinhas de carro comigo!! E eles sao devidadmentes afivelados mesmo numa viagem de 5 minutos.... nao se brinca com seguranca x

Grace disse...

Tem um tempão que eu estou pra ter perguntar sobre essas cadeiras em avião...

Você já fez viagem internacional com a sua menina (quando ela tinha menos de 2 anos) e levou a cadeira? Como foi?

Anônimo disse...

Só idade conta? Tamanho e peso não?
bjs Pata

Dayanny Franco disse...

Mto bom saber que a kda dia a segurança de nossas crianças melhora em algum aspecto.

Anônimo disse...

Muito bom tudo, menos pelo último paragrafo. Na realidade as cadeiras certificadas pelo IQB, não fizeram os testes necessários.
As fábricas que tiveram o selo do INMETRO/IQB, não fizeram os testes necessários, fizeram parcialmente sem as condiçõeas exigidas, e alguns não fizeram teste algum. Cometeram crime, de acordo com o cod. de defesa do consumidor, pois o proprio INMETRO quando descobriu (Nota Tecnica 002018 de 25/05/05) desacreditou o IQB para este produto. Não entendo até agora porque o INMETRO acoberta esta situação.

PatriciaUk disse...

O pessoal da minga cidade ri de mim que eu qdo vou ao Brasil com os meninos eu levo as cadeirinhas de carro comigo!! E eles sao devidadmentes afivelados mesmo numa viagem de 5 minutos.... nao se brinca com seguranca x

Sara disse...

Oi Flavia, estava visitando alguns blogs de gravidas e mamães e acabei vindo parar aqui no seu.. Tudo mto bacana...
Essa matéria eu vi ontem no jornal Hoje não foi? bem interessante
bom.. estou colocando teu blog entre meus favoritos..
grande beijo