segunda-feira, 2 de março de 2009

Teste encontra corantes perigosos em gelatinas para crianças

RIO - A Pro Teste Associação de Consumidores avaliou 11 pós para gelatina sabor morango e chegou à conclusão que os produtos são contra-indicados para crianças. Foram avaliados quatro pós na versão tradicional, quatro na versão diet e três na versão zero.

Os principais problemas encontrados foram açúcar em excesso, edulcorantes (adoçantes) em duas marcas que já continham açúcar, e a presença de um corante artificial relacionado a distúrbios no público infantil. A associação afirma que adultos podem consumi-las, mas com moderação. Entre as gelatinas sem açúcar, todas foram bem avaliadas.

A quantidade excessiva de açúcar pode contribuir para a obesidade infantil, além de acostumar as crianças ao paladar doce. Quanto a presença do corante artificial Amarelo Crepúsculo, já existem leis na Europa proibindo o uso desse corante, que está associado à hiperatividade.

A adição de edulcorantes (adoçantes) também não é recomendada no caso de alimentos destinados ao consumo por crianças e gestantes. O consumo é indicado apenas para pessoas com restrição alimentar e com acompanhamento médico.

As análises apontaram que estão sendo adicionados edulcorantes em gelatinas tradicionais sem que a informação apareça em destaque no rótulo. E as duas testadas que apresentam esse problema fazem uma propaganda totalmente voltada para o público infantil em seus rótulos. A Royal traz na embalagem o personagem Bocão. A Dr. Oetker tem uma promoção para se ganhar mochilas em forma de animais de pelúcia.

A avaliação completa das gelatinas pode ser encontrada no site www.proteste.org.br.

fonte: O Globo

Um comentário:

Anônimo disse...

Por isso mesmo que aqui em casa nao entra esse tipo de coisa! x