terça-feira, 24 de março de 2009

OMS: 58% das mulheres que amamentam apresentam trauma mamilar

O aleitamento materno requer um mínimo de preparo para evitar os terríveis traumas nos seios: fissuras, dores e sangramento. Uma pesquisa nacional realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Unicef revelou que 97% das mães iniciam a amamentação, mas 43% a interrompem antes de a criança completar 3 meses. Uma das causas dessa parada está associada aos machucados nos seios. O estudo mostrou ainda que 58% das mulheres em fase de amamentação apresentam algum tipo de trauma mamilar - entre estas, 71% sofrem com fissuras.

Muitas mulheres imaginam que amamentar é algo instintivo, basta colocar a criança no peito para tudo funcionar perfeitamente. Errado. "Apesar de ser um ato natural, faz parte do aleitamento materno uma dose de aprendizado", avisa Rose Teykal, de 55 anos, uma das coordenadoras do grupo Amigas do Peito. "A sabedoria feminina era passada entre gerações, de mãe para filha, ou por outras mulheres da família. Mas hoje muito desse ensinamento se perdeu. Eu mesma sofri muito para amamentar e minha mãe já não soube explicar como fazer."

A ONG carioca Amigas do Peito existe desde 1980 e oferece assistência gratuita para mulheres que se deparam com esse tipo de dificuldade. As cerca de 20 voluntárias promovem palestras, reuniões e até plantão de atendimento por telefone, recebendo pedidos de socorro de mulheres de todos os cantos do país. São Paulo já conta com esse tipo de apoio gratuito, por meio da ONG Matrice, fundada em 2006, com o respaldo da pioneira Amigas do Peito. Já passaram pelas reuniões semanais cerca de 300 mulheres e o site tem, em média, 150 acessos diários.

Segundo a médica Graciete Vieira, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria, a "pega" errada da criança no peito da mãe é a grande responsável pelos traumas nos mamilos. "As mães devem saber como dar o peito para evitar machucados", diz a especialista. "Porém, antes mesmo do nascimento, há uma série de recomendações para preparar essa região sensível."

Preparo

A médica alerta sobre dicas populares, como passar limão no mamilo e aréola para "engrossar a pele". Segundo ela, em contato com o sol, a região pode sofrer queimadura feia. Já sobre o uso da popular bucha, surge uma polêmica. Para Graciete, a bucha deixou de ser indicada porque muitas gestantes se machucavam. Mas, a ginecologista e mastologista do Hospital Pérola Byington, Angela Trinconi, recomenda. "Sempre explico que não é para esfregar, e que devem fazer uso daquelas sintéticas, que parecem espuma, fazendo movimentos circulares na região apenas uma vez ao dia durante o banho, e só após o sétimo mês de gravidez", ressalta. "Só então se faz uma leve esfoliação da pele, para deixá-la mais espessa, preparando-a para a amamentação."

Para casos de rachaduras, médicos costumam recomendar uma pomada à base de lanolina em "grau médico", ou seja, alto grau de pureza, para ajudar na cicatrização - com a vantagem de que o bebê pode ingerir durante a mamada, sem riscos para a sua saúde. "Antigamente os cremes prescritos continham antibiótico e, por mais que a mulher tirasse antes da amamentação, sempre ficava um resíduo", explica Simone Mayor, dermatologista da Biolab, que esteve à frente do desenvolvimento de uma pomada nacional para esse fim, com aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

fonte: UOL Ciência e Saúde

Foto: Luiza com 1 mês de vida, mamando na mamãe aqui. Eu tive um início de rachadura, ainda no hospital, mas tratei com pomada homeopática de calêndula. Depois aprendi o jeito dela fazer a pega correta e nunca mais tive problemas. Luiza mamou até os 2 anos e 9 meses.

9 comentários:

Mamãe Orgulhosa!!! disse...

Bom, as Amigas do Peito também recebem emails de outros cantos do mundo, assim como eu que moro na França elas me atenderam com todo o carinho. Foi uma pena eu não ter sido bem acompanhada na maternidade, minha menina até agora ainda mama com bicos de silicone, coisa jamais usei com a primeira. Bom, melhor isso do que não amamentar, não é verdade?
Beijos e boa sorte
Carol

Unknown disse...

Oi amiga, acabei de passar o link do seu blog e do blog Amigas do Peito pra uma amiga, grávida de 7 meses, que trabalha comigo.
Bjs e saudades

Anônimo disse...

Que lindas na foto!!!
Emocionante essa cena!!
Espero que quando eu estiver amamentando tudo dê certo! E que se essas fissuras aparecerem que eu tenha o máximo de paciência... além de interação mútua entre mim e o baby!!
Bjus nas duas!!! E obrigada por essas belíssimas informações.
:)

marinaesanta disse...

No meu curso deo preparação pro parto, ensinaram a fazer o espessamento do bico usando a toalha de banho. Foi prático e eficiente. Nunca tive problemas. Daniel ammou até os 8 meses, tendo desmamado sozinho, e o Leandro, até 1 ano e 9 meses, tendo sido desmamado após me dar uma doloridíssima mordida!

Liane Giesel disse...

Bem interessante.
Eu tive problemas na amamentação da Clara e dessa vez não pretendo ter nenhuma fissura. Dói demais!
Vou ver as dicas e começar agora.
Beijos

Anônimo disse...

Obrigada pelas dicas, Flávia. Quem sabe no meu segundo filho tudo será diferente.

Dayanny Franco disse...

Tbm tive inicio de rachaduras, mais logo foi tratado e pude vivenciar 1 ano e 8 meses de pura alegria, amor, cumplicidade, satisfação...td de bom!!
É mto gratificante amamentar, pena q são poucas as mulheres que se dispõem a sentir esse tão prazeroso ato.

Sandra disse...

Oi amiga, acabei de passar o link do seu blog e do blog Amigas do Peito pra uma amiga, grávida de 7 meses, que trabalha comigo.
Bjs e saudades

Mamãe Orgulhosa!!! disse...

Bom, as Amigas do Peito também recebem emails de outros cantos do mundo, assim como eu que moro na França elas me atenderam com todo o carinho. Foi uma pena eu não ter sido bem acompanhada na maternidade, minha menina até agora ainda mama com bicos de silicone, coisa jamais usei com a primeira. Bom, melhor isso do que não amamentar, não é verdade?
Beijos e boa sorte
Carol