terça-feira, 17 de março de 2009

CineMaterna no Rio de Janeiro!

Você já ouviu falar no CineMaterna?  São sessões de cinema para mães, pais e acompanhantes com seus bebês de até 18 meses, seguidas de bate-papo em local próximo. 

A idéia surgiu em um grupo de discussão pela internet sobre parto humanizado e maternidade ativa.  Nesse grupo a paulista Irene Nagashima, mãe e cinéfila, declarou que sentia muita falta de ir ao cinema após o nascimento de seu primeiro filho. Encorajada pelo grupo, Irene reuniu mais de 10 mães com seus bebês - entre 20 dias e 4 meses de idade - para a primeira sessão de cinema em São Paulo - batizada de CineMaterna, em fevereiro de 2008.

O programa foi um sucesso, e o encontro de mães e bebês virou uma atividade semanal dessas mães, que entre amamentação e fraldas conseguiram retomar sua vida cultural e, ao mesmo tempo, conversar sobre a experiência da maternidade.

Após alguns meses, o grupo foi acolhido pela rede de cinemas paulista, que reconhecendo o valor desta iniciativa, lançou em agosto de 2008 a estréia oficial da 1ª sessão amigável para bebês.

A partir de abril de 2009 a sessões acontecerão também no Rio de Janeiro, no cinema Unibanco Arteplex em Botafogo. 

A programação semanal é escolhida pelo público e disponibilizada em www.cinematerna.org.br. Para votar nos filmes é preciso se cadastrar no site.

Os filmes são para entretenimento dos adultos e as salas de cinema são cuidadas para acolher os bebês com conforto: som reduzido, trocador na sala, ar condicionado menos frio, ambiente levemente iluminado.

4 comentários:

Anônimo disse...

Nossa... deve ser uma delícia esse programa, Flavia!!!!
Um bju enorme e obrigada por essas informações privilegiadas!!!

marinaesanta disse...

Estava justamente comentando sobre isso com uma amiga minha que tem uma filhinha de 5 meses!!!! vou passar essa informação pra ela!

Anônimo disse...

Flavia, bom dia, tudo bem?
Eu pretendo dar o leite materno na mamadeira para acostumar o Davi no pós licença. Vamos ver como ele se adapta a tudo isso!
O Cine Materna de SP é show de bola!
Beijos, Fernanda

Dayanny Franco disse...

E aki no maranhão ñ tem???????
aff como sinto falta d td isso1