sábado, 11 de novembro de 2006

Chat no Orkut

Vocês já viram que o Google Talk agora está integrado com o Orkut? Eu achei um barato porque quando você está Orkut consegue ver quem está disponível para bater-papo. Quando está no Google Talk você recebe um aviso caso tenha algum scrap novo, da mesma forma que acontece com os emails que entram no Gmail e ainda pode adicionar todos os seus contatos do Orkut ao Google Talk.

Estou adorando a novidade! Clique aqui e faça a associação da sua conta do Orkut ao Google Talk.

E veja abaixo a reportagem que saiu no G1.
TESTE: "NOVO ORKUT" TURBINA CONCEITO DE REDE SOCIAL
Integração com Google Talk dá ao site de relacionamentos uma característica dinâmica até então inexistente
Juliana Carpanez, do G1, em São Paulo

A recém-anunciada integração entre o Orkut e o comunicador instantâneo Google Talk -- ambos do gigante das buscas Google -- tem o potencial para renovar a cara do popular site de relacionamentos. Rejuvenescido, o Orkut agora ganha mais dinamismo, deixando para trás as limitações dos modelos "estáticos" dos scraps (recados) e testimonials (depoimentos).

Essa integração entre comunicador e site de relacionamentos não é exatamente uma inovação no universo da tecnologia -- já existe na rede social MySpace, por exemplo, que domina o mercado entre os usuários americanos. Apesar disso, a novidade deve agradar os brasileiros, já que o Orkut é de longe mais popular que os seus concorrentes por aqui.

Para se certificar de que o negócio funciona mesmo, o G1 decidiu testar o novo brinquedo.

Facilidade
Para começar, a integração entre o Orkut e Google Talk se mostrou bastante fácil e prática. Quando entram no site de relacionamentos, muitos internautas já se deparam com uma mensagem oferecendo um link para baixar o comunicador. Caso esse banner não apareça, é necessário clicar em "configurações" (settings) e selecionar "ative o Google Talk".

Depois de fazer o download (um arquivo de 1,5 megabytes, que o Google promete descarregar no seu micro em três minutos com uma conexão discada), o usuário tem a opção de transferir automaticamente todos os contatos do Orkut para o mensageiro instantâneo. Essa função deve garantir ao Google um aumento no número de usuários do mensageiro, elemento de clara importância estratégica para a companhia. Hoje, o Google Talk apanha em número de usuários dos comunicadores de Yahoo! e Microsoft (MSN), que são compatíveis entre si e possibilitam "intercâmbios" de seus usuários. Os mais de 32 milhões de internautas cadastrados no Orkut devem dar uma forcinha ao "azarão".

Claro, se você não quiser dar essa colher de chá para a empresa, pode não incluir todo mundo automaticamente e, em vez disso, selecionar um grupo de amigos com quem conversará em tempo real. O contato se estabelece entre as duas partes quando os escolhidos aceitam o convite ou liberam toda a sua lista de contatos do Orkut para o Google Talk.

A partir daí, fica fácil identificar pelo site os usuários da lista de amigos que estão disponíveis para conversar. Quando eles se conectam, o programa exibe ao lado de suas fotos um sinal que mostra se estão disponíveis (verde), ausentes (amarelo) ou ocupados (vermelho). Essa identificação aparece junto às fotos do perfil, disponíveis na página inicial e também na lista de recados (scrapbook).

A janela do comunicador instantâneo também exibe um aviso quando o internauta recebe um recado no Orkut -- assim como acontece quando chegam mensagens de e-mail no Gmail. O Google Talk também permite conversas de voz e troca de arquivos entre os usuários, além de fornecer uma "secretária eletrônica" para fazer contato com pessoas que estão off-line.

Moral da história
As funções do comunicador em si são úteis, mas não se destacam em relação àquelas oferecidas por seus principais concorrentes. Por isso, continua valendo a máxima dos comunicadores instantâneos -- o importante é estar onde seus principais conhecidos estão.

fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,AA1344615-6174,00.html

Nenhum comentário: