sexta-feira, 20 de outubro de 2006

Viva a caipirinha (ou caipiroska, como preferirem) de morango!!

Substância do morango melhoraria a memória, diz estudo

RIO - A fisetina, uma substância que existe naturalmente em morangos e outros vegetais e frutas, estimula mecanismos do cérebro que melhoram a memória de longo prazo, informam pesquisadores do Instituto Salk de Estudos Biológicos, em artigo divulgado no site do periódico "Proceedings of the National Academy of Sciences".

Segundo a principal autora do trabalho, Pamela Mahler, a busca por um composto que possa ser administrado oralmente e que ative a fixação de memória é uma das principais atividades da pesquisa neurológica e farmacêutica da atualidade, por conta do envelhecimento da população, e das dificuldades de memória que vêm com a idade e com doenças associadas à idade, como o Alzheimer.

Pamela chegou aos efeitos benéficos da fisetina ao fazer uma triagem de flavonóides, substâncias encontradas em muitas plantas, em busca da capacidade de proteger os neurônios. A pesquisadora descobriu que alguns desses flavonóides - incluindo a fisetina - induzem a diferenciação, ou amadurecimento, de células do sistema nervoso.

fonte: http://oglobo.globo.com/saude/vivermelhor/mat/2006/10/18/286142098.asp

Nenhum comentário: