terça-feira, 31 de outubro de 2006

Eu adoro elefantes!

Eu sempre adorei elefantes, na minha adolescência até tive um de pelúcia lindo demais que eu trouxe da Inglaterra. E fiquei encantada com essa notícia que li hoje.

Elefantes se reconhecem em espelhos, dizem cientistas

WASHINGTON (Reuters) - Os elefantes são capazes de se reconhecer diante de espelhos, uma capacidade de consciência que só humanos, chimpanzés e golfinhos pareciam ter, disseram cientistas na terça-feira.

Uma elefanta estudada no zoológico do Bronx, em Nova York, chegou a usar o espelho para tocar e analisar um "X'' branco que havia sido pintado na sua testa, segundo o artigo publicado na edição desta semana da revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências dos EUA.

"Maxine, Patty e Happy imediatamente iam para o espelho quando ficavam soltas, o que foi realmente uma surpresa para nós, porque a maioria dos animais, quando exposta a um espelho, age imediatamente como se fosse outro animal'', disse Josh Plotnik, aluno da Universidade Emory, de Atlanta, que trabalhou no estudo.

Os pesquisadores passaram semanas montando um enorme espelho à prova de paquidermes, inicialmente coberto, no cercado das três elefantas asiáticas do zoológico do Bronx.

"Elas iam até lá, cheiravam e saiam'', contou Plotnik por telefone. A coisa mudou quando o espelho foi desvendado. "As três foram direto para o espelho e imediatamente estavam tocando e cheirando'', disse Plotnik.

"Fiquei realmente surpreso por não haver uma vocalização audível. Essas elefantas são extremamente vocais. Foram direto -- cheiraram muito no primeiro dia. Maxine e Patty tentaram subir na parede espelhada para olhar atrás.''

Até agora, imaginava-se que só humanos, chimpanzés e golfinhos eram capazes de se reconhecer no espelho. Quem já viu um animal de estimação saltar diante do seu reflexo sabe a diferença entre olhar um espelho e reconhecer-se nele.

Uma elefanta do estudo colocava e tirava a cabeça no campo de visão do espelho. "Então vimos um comportamento auto-reflexivo, que é o que os humanos fazem diante do espelho -- palitar os dentes, cutucar o nariz, o que seja'', disse Plotnik.

"Maxine agarrou sua orelha esquerda e lentamente a puxou para frente. Todas as três colocaram as trombas na boca, como se estivessem explorando.''

Mas o teste definitivo foi pintar o "X'' na testa de cada animal. Para garantir que os bichos viam a marca, e não só se lembravam de que alguém mexeu na sua testa, havia uma marca ''fajuta'', feita em outro ponto da cabeça.

"Happy nunca tocava a marca fajuta e tocava repetidamente a outra marca na frente do espelho'', disse Plotnik. O fato de as outras duas elefantas não terem feito isso não surpreendeu os cientistas.

"Chimpanzés e humanos se cuidam tirando coisas dos seus corpos. Elefantes não fazem nada disso'', disse Plotnik. "É possível que as outras duas tenham visto a marca branca na sua cabeça e pensando que isso não teria consequências.''

Os pesquisadores esperam agora que outros biólogos tentem repetir a experiência com outros animais e espécies.

fonte: O Globo Online

Não é muito legal isso gente?? Imagina os elefantes se admirando na frente do espelho que fofoooooooooooo!

Daqui a pouco vão estar assim:

Nenhum comentário: