sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Descoberta

Hoje uma amiga compartilhou uma publicação de um tal de Eduardo Affonso.  Entrei no Facebook dele e me deparei com uma série de textos deliciosos de ler.  Destaco esse aqui.
Uma piadinha dos inocentes tempos de infância consistia em perguntar quanto tempo durou a Guerra dos Cem Anos ou que cor era o cavalo branco de Napoleão. Errou: a guerra durou 104 anos, e o cavalo se chamava Branco, mas era preto. 
Hoje, se ainda fôssemos inocentes (somos bobos, é diferente), poderíamos atualizar as pegadinhas. De onde vieram o arroz à grega, o pão francês, a batata inglesa? 
A batata inglesa veio da América Central. O pão francês, de Portugal - e o arroz à grega foi inventado aqui mesmo, não na terra de Platão e do Tsipras. 
Outro arroz, o à piemontese, não existe no Piemonte – acho que nasceu no La Mole do Leblon. O bife à parmegiana tampouco pode ser encontrado em Parma (lá você encontra o presunto, não precisa cancelar a viagem). E quem garante que o bife à milanesa venha de Milão, e não do Brás? 
A mais icônica das cantoras brasileiras, Carmen Miranda, é portuguesa – assim como o mais famoso tango argentino, a Cumparsita, é uruguaio – sem contar que o maior cantor argentino de todos os tempos, o Carlos Gardel, é francês. E isso que a globalização ainda não tinha sido inventada. 
Deodoro da Fonseca, que proclamou a República, era monarquista. Pedro II, o imperador destronado, sonhava ser Presidente. O partido que privilegiou os bancos e as grandes empreiteiras e fez disparar o desemprego se chama Partido dos Trabalhadores. 
O Rio de Janeiro é uma baía. A Serra do Mar é uma escarpa. A Ilha de Guaratiba não é uma ilha. Os três mosqueteiros são quatro. O maior exportador de castanha do Pará é a Bolívia. 
Os turcos que emigraram para cá no século passado eram sírios e libaneses. O fundador da Casa do Alemão, ali na subida da serra, era iugoslavo. A maior parte dos paraíbas que trabalham na construção civil veio do Ceará. E ninguém faz mais baianada no trânsito que os cariocas. 
Sei não, acho que o Brasil é paraguaio.

Nenhum comentário: