sexta-feira, 24 de junho de 2011

Quando tirar a criança do booster e passar a usar somente o cinto de segurança do carro?

Esse artigo está disponível em inglês no site Babycenter.  Fiz uma tradução rapidinha para compartilhar aqui, pois acho que é um assunto que interesse a muita gente.

Quando meu filho pode mudar de um assento booster para cintos de segurança por si só?

por Stephanie Tombrello, especialisa em segurança de passageiros crianças.

A resposta depende do tamanho e idade do seu filho, o tipo de veículo que conduz, e a lei (no Brasil a lei diz que até os 7 anos e meio as crianças devem usar um assento booster).  Deixando as leis de lado, as crianças não estão prontas para fazer a mudança de um assento booster ao cinto de segurança até que eles tenham pelo menos 150cm de altura e possam passar pelo teste de cinco etapas a seguir - normalmente entre as idades de 8 e 10 anos.

Por que a espera? Porque um assento booster protege uma criança melhor do que os cintos de segurança sozinhos, e, no caso de uma colisão, um cinto de segurança para adultos mal ajustado pode na verdade causar lesão ao invés de preveni-la. Se a parte de baixo do cinto de segurança recai sobre a barriga do seu filho (o que é provável de acontecer sem um booster), por exemplo, ele poderia sofrer danos no estômago, fígado ou baço. E se a parte de cima do cinto fica encostada ao pescoço, ao invés de seu peito, seu filho pode tentar colocá-lo debaixo do braço (onde poderia quebrar suas costelas e danificar os órgãos internos) ou por trás das costas (onde não oferece proteção alguma contra lesões na cabeça, pescoço ou coluna vertebral).

Para julgar se a criança está pronta para andar somente com o cinto de segurança, teste o ajuste de cintos do seu veículo ao longo do tempo. Afivele seu filho no banco de trás sem um assento booster, e considere o seguinte:

• Ele consegue sentar com as costas completamente encostadas ao banco?
• Seus joelhos se dobram confortavelmente na borda do assento?
• A parte de baixo do cinto de segurança fica naturalmente abaixo de sua barriga, encostando no alto de suas coxas?
• A parte de cima do cinto de segurança fica centralizada entre o ombro e o peito?
• Ele consegue ficar sentado nessa posição durante toda a viagem?

Se você responder não a qualquer destas perguntas, o seu filho ainda precisa usar um assento booster (alguns são projetados para crianças pesando até 45kg). É claro que, seu “rapazinho” ou “mocinha” pode protestar que esses assentos são para bebês, então ofereça incentivo extra para ajudá-lo se sentir melhor sobre manter seu assento booster um pouco mais. Se o seu assento booster já teve dias melhores, que tal ir às compras juntos e deixar seu filho escolher um substituto com uma capa super-macia ou um visual mais bacana? Independente do que você fizer, deixe claro que, embora certas coisas são negociáveis ​​durante passeios de carro (como que música ouvir e se as janelas estarão abertas ou fechadas), a segurança não é.

Quando seu filho realmente estiver pronto para deixar de usar o assento booster, não compre um dispositivo de posicionamento do cinto de segurança para fazer com que o mesmo fique mais confortável, pois estes acessórios na verdade fazem o cinto de segurança ser menos eficaz. Se ele precisa de algo para fazer com que o cinto de segurança fique mais confortável ou para manter a parte de cima do cinto longe do pescoço, ele ainda deve estar em um assento booster.

 

Aproveito para recomendar novamente o site da ONG Criança Segura que tem diversas informações sobre prevenção de acidentes e um excelente Guia da Cadeirinha.

E como esse é um assunto recorrente aqui no blog, aprovetei e criei um marcador para isso.  Para ler outros posts que já escrevi sobre assunto, acesse o link a seguir: http://flavoli.blogspot.com/search/label/cadeirinha

Nenhum comentário: