terça-feira, 16 de outubro de 2012

Estudando em casa





Ótimo texto que traduzi do site Baby Center.


Ajudantes das tarefas de casaPrimeiro, verifique se o seu filho tem uma área designada para estudo. Pode ser uma escrivaninha em seu quarto ou na mesa da cozinha, contanto que seja um local regular e estável. Isso irá reforçar o hábito de fazer as tarefas de casa.
Não assuma. Deixe o seu filho tentar resolver suas tarefas e solicitar sua ajuda, se necessário. Você não deve ter que dar o pontapé inicial na tarefa de casa, lendo as instruções e explicando-as para seu filho. Mesmo em grandes projetos e relatórios, tire suas mãos de perto. Assuma um papel de apoio: leve seu filho a uma biblioteca, forneça materiais, faça charadas de soletrar palavras.
Observe como seu filho trabalha. Será que ele está ouvindo rádio e conversando com amigos na sala de bate papo enquanto estuda? Isso não é o ideal, mas você pode optar por não considerar isso um problema se ele termina a tarefa de casa em tempo hábil e tira boas notas. Ele se joga, suspira e parece demorar uma eternidade? Mastiga seu cabelo ou lápis nervosamente? Você pode aprender muito sobre se o seu filho precisa de ajuda ou de um ambiente mais calmo observando-o estudar, bem como verificando seus relatórios de progresso. Mantenha uma atitude positiva. Resista à tentação de corrigir, criticar ou castigar seu filho. Elogie as coisas que ele faz direito e faça comentários de uma forma positiva quando ele cometer uma série de erros nos problemas de matemática.
.
Lembre-se que não é sobre o seu filho fazer tudo direito - é sobre a sua revisão e compreensão de conceitos críticos. Se ele tem problemas com uma matéria, tentar ajudar, mas não faça a tarefa para ele. Seu professor precisa saber onde ele está tendo dificuldade.


fonte: http://www.babycenter.com/6_your-8-1-2-year-old-homework-help_10329623.bc?scid=mbtw_post8y_8m&pe=MVA2TW8yfCA.


Intuitivamente fiz isso aqui em casa e está dando super certo.  Quando a Luiza começou a trazer tarefas para casa (aos 6 anos, época da foto acima) eu ajudava bastante, mas ao longo desses quase 2 anos fui deixando-a mais independente e hoje ela faz tudo sozinha.  Ainda pede ajuda eventualmente, é claro, principalmente quando tem pesquisa e, nessas horas estou sempre disponível.

A mesma coisa tenho feito quando tem prova.  Até o ano passado eu estudava com ela e desde esse ano (ela está no 3o. ano) ela tem estudado sozinha.  Só em Matemática eu tenho que entrar no circuito porque eu passo uns probleminhas para ela e corrijo depois.  Tem funcionado por aqui, o boletim dela esse ano está exemplar! #orgulhomaster